Grupo Estado recua e declara buscar parceiros para Rádio Eldorado voltar ao dial
O Grupo Estado, proprietário da Eldorado FM, adotou um novo tom diante da repercussão causada pela sua decisão de finalizar as operações da emissora. Em pronunciamento oficial irradiado pouco depois das 17h desta quinta-feira (14), durante a programação especial do último dia de operação em FM 107,3 MHz, o diretor artístico Emanuel Bomfim leu um comunicado no qual a empresa afirma que não gostaria de encerrar as operações da Eldorado.
"O grupo tem plena consciência do valor da Eldorado para a comunicação, para a cultura, para a arte e para a democracia do país", disse.
Segundo o comunicado, a Eldorado ficou sem espaço no FM de São Paulo, mas o Grupo Estado afirma que buscou alternativas para manter a emissora no ar. “Prospectamos novos parceiros, mas os valores praticados por uma frequência comercial, por ora, inviabilizam a continuidade de nossas operações”, informou.
Na sequência, Bomfim afirmou que o Grupo Estado está aberto a conversas com marcas, empresas e agências interessadas em viabilizar o retorno da Eldorado às ondas do rádio em São Paulo, em outra frequência.
A mensagem ressaltou que o grupo não deseja encerrar a história da emissora. “É só nos procurar. Podemos construir algo muito forte juntos e amparar milhares de ouvintes que agora ficam órfãos aqui da programação da Rádio Eldorado. [...] Você pode fazer parte dessa história e manter a Eldorado viva”, afirmou o comunicado.
O Grupo Estado informou que deu início à busca por um patrocinador master, a fim de permitir o arrendamento de alguma emissora que esteja disponível e que torne viável economicamente uma operação comercial.
A nova postura ocorre após a forte comoção provocada pelo anúncio do fim da emissora no dial e na internet. Nos últimos dias, ouvintes, comunicadores, profissionais do mercado e admiradores da marca passaram a se mobilizar em diferentes frentes, tentando sensibilizar o Grupo Estado e eventuais interessados em construir uma alternativa para a continuidade da Eldorado no dial.
Sem frequência própria para transmitir, a emissora encerra sua presença no FM paulistano às 23h59 desta quinta-feira, em meio a uma reorganização envolvendo a frequência pela qual vinha sendo transmitida — 107,3 MHz —, que não é própria e agora passará a ser ocupada pela Rádio Bandeirantes.
A Eldorado é uma marca de forte valor afetivo e histórico para parte significativa do público paulistano, especialmente por sua trajetória ligada à curadoria musical, à cultura e ao jornalismo. Por isso, o comunicado reacende a expectativa de que a despedida desta quinta-feira possa não representar o fim definitivo da emissora.
O novo posicionamento renova as esperanças de que, apesar da saída inevitável do FM 107,3 nesta quinta-feira, o encerramento da Eldorado possa não ser definitivo.
“Hoje, por encerramento de contrato, infelizmente temos que entregar o nosso dial, mas esperamos que seja um movimento apenas temporário e que em breve a gente possa estar junto em uma nova frequência do rádio de São Paulo”, disse o comunicado.
Emanuel Bomfim encerrou o pronunciamento com uma mensagem dirigida aos ouvintes que acompanharam a emissora ao longo das últimas décadas: “O Grupo Estado espera que hoje seja apenas um até logo, porque a Eldorado vive!”.
Por Maurício Viel, jornalista, escritor e historiador do rádio e da TV.

Sobre esse ponto:
ResponderExcluir"Mesmo fora do dial e do streaming"
Eu não ouço a Eldorado (nunca ouvi, pra dizer a verdade), mas se tanto querem manter essa rádio no ar não seria melhor manter o streaming ativo até resolver o sinal na FM? Está faltando também um pouco de cabeça pro Estadão.
A estrutura já está pronta, e com o sinal indo pra internet. Não entendo essa de sair da FM automaticamente sairá do streaming. Há 'n' rádios que escuto na Holanda que tinham sinal FM (e DAB+), e com a saída desse formato seguiram na internet. Algumas pra dizer a verdade há mais de 4 anos estão ali e estão tendo bons resultados.
Já nos acréscimos essa declaração foi uma boa surpresa.
ResponderExcluirentão esse anúncio é só para encher linguiça e simplesmente tirarem os ouvintes reclamantes do pé e como diz um comentário se fosse para voltar continuava no streaming
ResponderExcluirTomara que possa voltar em algum canto do FM convencional e ou em alguma eFM, até pq, um acervo colosso daqueles jamais deveria deixar de se propagar pelo dial. Viva o Rádio !!
ResponderExcluir