Rádio Iguatemi suspende transmissões em AM 1330


A Rádio Iguatemi AM 1330 kHz está fora do ar desde a noite de quarta-feira passada, dia 29 de outubro.

A ausência do sinal, já por uma semana, em meio ao processo de desligamento do rádio AM no Brasil, levanta especulações sobre um possível encerramento definitivo das transmissões em Ondas Médias.

No entanto, o encerramento não se justificaria, já que a emissora ainda não migrou para o FM, apesar de estar em fase final de licenciamento para o dial estendido, em 79,1 MHz.

Apesar da interrupção no AM, a transmissão via web da emissora segue ativa, mantendo a mesma programação, inclusive com os programas ao vivo de Ricardo Liel, o único locutor da Iguatemi.

O prefixo segue divulgando a frequência de 1330 kHz, ao passo que também informa que a Iguatemi opera em FM 86,7 MHz, o que não é real — ela operou nesta frequência durante alguns dias de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

A Rádio Iguatemi não conta com redes sociais e, portanto, não há informações oficiais sobre os motivos da interrupção de seu sinal em AM. Na programação não se ouve nada sobre o assunto.

O sinal em AM 1330 vinha sendo transmitido de seu parque técnico instalado em Osasco, cidade da concessão. Nas últimas semanas, entretanto, a recepção estava prejudicada, com muitos ruídos e som baixo, o que remete à diminuição da potência.

Com o slogan "A rádio de um novo tempo", a Iguatemi oferece uma programação musical popular e eclética, mesclando sucessos nacionais e internacionais nos gêneros sertanejo, MPB e músicas nostálgicas, além de inserções de fé e mensagens positivas. O programa "Nossa Festa", apresentado por Ricardo Liel, é um dos destaques, combinando músicas, traduções, mensagens e dicas para os ouvintes. A emissora prioriza o entretenimento musical contínuo, mas com pouca ênfase em locução.

Acompanhe o blog São Paulo Broadcast para atualizações sobre o assunto.

Migração para o FMe

A Rede Mundial de Comunicações trabalha para concluir o processo de licenciamento do local de transmissão da futura estação FM da Rádio Iguatemi, migrante do AM 1330 para o FM 79,1. Diferentemente da operação anterior, sediada em Osasco, o novo sinal será irradiado a partir da Avenida Paulista, em São Paulo, local onde também estão instalados os estúdios da emissora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: Como foi a migração de cada emissora AM em São Paulo e quais estão se preparando?

Confirmado: Parceria CNN–Transamérica foi realmente rompida após saída de executivo

Super Rádio AM 1150 encerra transmissões no próximo dia 15