Rádio A Guardiã da Notícia fica fora do ar após furto de cabos

A Rádio A Guardiã da Notícia está temporariamente fora do ar após a Rádio Paulista — detentora da frequência AM 560 KHz — sofrer um furto de cabos em sua infraestrutura técnica de transmissão, localizada às margens do Rodoanel, no município de Itaquaquecetuba.

O incidente, ocorrido há cerca de 15 dias, afetou diretamente o sistema de transmissão. Desde então, a Guardiã da Notícia opera exclusivamente pela internet, por meio do site aguardiadanoticia.com.br.

Em nota enviada à reportagem do blog São Paulo Broadcast, a assessoria da emissora informou que as providências para a reposição do material furtado já foram adotadas. Segundo a rádio, a equipe técnica aguarda a chegada dos novos cabos para que o transmissor de AM possa ser religado.

A emissora informou ainda que a antena de sua nova estação em FM 82,3 MHz está prestes a ser entregue e será imediatamente instalada, dando início ao aguardado processo de migração da faixa AM para o FM.

Casos de furto de cabos e equipamentos em parques técnicos de emissoras de rádio têm se tornado recorrentes no Brasil e representam um desafio crescente para o setor, tanto pelo impacto imediato na prestação de serviço ao público quanto pelos custos adicionais de reposição e manutenção.

As torres de transmissão da AM 560 KHz, em Itaquaquecetuba

AM 560

A Guardiã da Notícia assumiu a programação da Rádio Paulista em setembro de 2024. Sob a liderança da jornalista Gabrielle Tricanico, a emissora oferece jornalismo regional e conteúdos de prestação de serviço voltados à população do Grande ABC, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo. Nos horários sem programação própria, são exibidas playlists de música internacional.

Inaugurada em 1987, a Rádio Paulista AM 560 KHz tem concessão no município de Santa Isabel, na Região do Alto Tietê, a cerca de 60 km da capital paulista. Foi administrada por José Maria Marin, ex-governador de São Paulo e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Marin faleceu em julho de 2025 e a AM 560 segue sob a administração de seu filho, Marcus Marin. Por décadas, a Rádio Paulista foi retransmissora da programação radiofônica da Igreja Pentecostal Deus é Amor.

Comentários

  1. Eu dou uma sugestão:que tal o site fazer uma matéria com a lista de todas as torres de
    emissoras AM e FM da Capital e Grande SP,com fotos?Só agora,encontrei a foto da torre
    da Rádio Guardiã Am,por causa do fato ocorrido acima.Me respondam e abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma matéria sobre as torres de rádio de SP seria uma ótima idéia.
      Ironicamente,a lista começaria com a Rádio Guardiã AM,que é a
      primeira do dial paulistano.Me respondam e abs.

      Excluir
    2. Sim, há a intenção de produzir um material sobre as torres. Algo que demanda bastante trabalho, mas será valoroso para pesquisas sobre o tema. Grato.

      Excluir
    3. Grato!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: Como foi a migração de cada emissora AM em São Paulo e quais estão se preparando?

Rádios Bandeirantes e Eldorado podem trocar de frequências em São Paulo

Rádio Record confirma estreia no FM 77,1 MHz em dezembro