Forbes Radio entra no ar marcando um novo capítulo no rádio brasileiro
Após exatamente um ano e um dia de expectativa e preparação, a Forbes Radio iniciou oficialmente sua programação. Na Grande São Paulo, a emissora é sintonizada em FM 105,7 MHz. Via internet, ela pode ser ouvida pelo site forbesradio.com.br, pelo app e agregadores como tudo.radio / APP Tudo Rádio.
Pontualmente às 6h deste sábado — e sem cerimônia —, uma vinheta com o prefixo e a assinatura da Forbes Radio marcou o lançamento da emissora. Em seguida, foi transmitida uma chamada institucional com pouco menos de dois minutos, informando que "a espera acabou". "Nasce uma rádio especial, como você nunca ouviu antes. O bom gosto, a elegância, o estilo... Tudo o que sempre definiu a Revista Forbes agora ganha som".
Em seguida, entrou no ar uma playlist encabeçada pela banda inglesa Simply Red, tocando "Stars". Também fizeram parte da primeira sequência musical oficial da Forbes Radio os artistas Chic, Christopher Cross, Seal e Chaka Khan. A programação seguiu somente com músicas e vinhetas.
A nova emissora, cujo slogan é "a primeira rádio de luxo do mundo", estreou com uma proposta sonora diferenciada e ambições, que vão além da simples transmissão tradicional de rádio. "Para elevar o padrão do rádio no Brasil", disse a chamada de estreia da programação.
O lançamento representa a chegada da marca Forbes ao setor radiofônico no Brasil e no mundo — uma iniciativa inédita que traduz a aposta do Grupo Forbes Brasil em uma multiplataforma que combina curadoria musical, conteúdo editorial e identidade estética sofisticada. "Forbes Radio - A Revista Forbes para ouvir todos os dias", anunciou a emissora.
Programação
A Forbes Rádio estreia com uma grade diária estruturada em faixas bem definidas, que prioriza músicas cuidadosamente selecionadas entremeadas por blocos informativos e editoriais, sensíveis aos diferentes momentos do dia do ouvinte.
Diariamente:
06h às 11h – Morning Cruise
O som que desperta com elegância e energia. Informação precisa, música contagiante e sofisticada para começar o dia.
11h às 14h – Forbes Power Lunch
A trilha sonora para o meio do dia. Momento ideal para os conteúdos de lifestyle, negócios e carreira.
14h às 17h – Forbes Select
A tarde premium da Forbes Radio acompanhando o ritmo do mercado. Curadoria musical adulta, contemporânea e cheia de ritmo.
17h às 21h – Forbes Sunset
A transição mais refinada do rádio brasileiro. O dia se transforma em noite com muito estilo e informação.
22h às 02h – After Hours
Clima exclusivo, noturno, envolvente. A noite na sua versão mais inovadora.
02h às 06h – Forbes Lounge
A madrugada ganha outro ritmo. Batidas suaves e atmosfera intimista embalam a noite de quem segue acordado e em movimento.
Finais de Semana
No sábado e no domingo, a programação conta com mais um programa:
20h às 21h - Forbes The Party
O seu dia se transforma em noite com estilo.
Experiência sonora premium
A programação da Forbes Rádio traz uma curadoria musical voltada ao público premium, com estilos que refletem um lifestyle refinado, incluindo smooth jazz, yacht rock e yacht soul — gêneros pouco explorados por grandes redes e que se alinham com a proposta de sofisticação da marca. Além disso, a frequência incorpora conteúdos editoriais que dialogam com os pilares da Forbes: negócios, inovação, tecnologia e estilo de vida.
A nova estação também incorpora chamadas institucionais e mensagens no RDS, sinalizando sua chegada ao dial paulistano e criando expectativa em torno de sua programação completa.
Equipe e estrutura
O projeto foi concebido por uma equipe com ampla experiência no mercado de comunicação: Antonio Camarotti atua como CEO e publisher, Katarina Camarotti é diretora-executiva, Marcelo Braga responde como diretor-geral de rádios, Daniel Costa como head de rádios e Carol Wehba como diretora comercial. A emissora opera a partir de estúdios próprios em São Paulo, localizados em pontos estratégicos das avenidas Paulista e Faria Lima — reforçando o compromisso com qualidade técnica e conteúdo editorial de alto nível.
O sistema de transmissão da Forbes Radio é o mesmo utilizado pela sua antecessora — a Musical FM —, localizado na Avenida Dr. Arnaldo, no bairro do Sumarezinho, em São Paulo.
Um novo formato de rádio
A estreia da Forbes Rádio representa mais do que a entrada de uma nova estação no dial — é o lançamento de um formato pensado para integrar música, jornalismo e conteúdo editorial de forma híbrida, reforçando a presença da marca Forbes no ambiente sonoro. Com uma identidade que se pretende única no cenário brasileiro, a emissora chega com a missão de oferecer uma experiência de rádio diferenciada, capaz de conquistar tanto ouvintes quanto anunciantes.
A proposta abre um novo capítulo no rádio da maior metrópole do Brasil, reforçando a pluralidade e a capacidade de inovação do meio no país.
Hoje Forbes, ontem Musical
Antes de se tornar na “a primeira rádio de luxo do mundo”, a 105,7 MHz de São Paulo fez história como a primeira rádio 100% MPB do Brasil.
Com o nome de Musical FM, a emissora estreou oficialmente em 9 de janeiro de 1989, operando em 105,9 MHz, uma emissora da Rede L&C de Rádio — empresa que assessorava mais de 170 emissoras em todo o Brasil nas áreas técnica, de programação e de publicidade. A Musical começou transmitindo da cidade de Itapecerica da Serra, onde está sediada sua concessão.
Inicialmente, sua programação tinha a orientação adulto-contemporânea, reunindo os maiores sucessos da MPB, da música popular internacional, do jazz, do romântico, oldies e lançamentos.
A campanha promocional da Musical foi ousada e consumiu 100 mil dólares. Incluiu outdoors espalhados pela cidade, onde músicos faziam performances na hora do rush. Um outdoor tocava a programação da rádio em caixas de som, na esquina da Rua Augusta com a Avenida Paulista.
O impacto foi imediato e, em apenas seis meses, a Musical FM já tinha conquistado espaço relevante entre os ouvintes da capital.
Após receber a nomenclatura de "classe especial" pelo Ministério das Comunicações, a Musical instalou uma antena Shively Labs e um transmissor Broadcasting Electronics em São Paulo, no alto do bairro do Morumbi, ampliando significativamente seu alcance.
Em novembro de 1992, a frequência precisou ser alterada para 105,7 MHz e sua programação estava dedicando 70% do tempo à MPB. No ano seguinte, a Musical decidiu executar 100% de música brasileira, adotando o slogan “A Rádio MPB”. Na mesma época, instalou um novo parque técnico na Avenida Dr. Arnaldo, entre o Sumaré e a Avenida Paulista, aumentando ainda mais sua potência, alcance e... a audiência.
A programação rendeu prestígio da crítica, rendendo prêmios da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte. A rádio teve papel relevante no lançamento de novos artistas e contou com programas ao vivo, entrevistas e participações de nomes conhecidos da vida cultural e pública.
Mesmo com todo o reconhecimento e audiência fiel de um público qualificado, a Musical FM passou a enfrentar dificuldades financeiras no final da década de 1990. Segundo um dos sócio-administradores, Luís Casali, a emissora não vendia espaço para gravadoras e, por isso, dependia exclusivamente da publicidade — modelo que já não sustentava a operação.
Assim, em 1º de junho de 1999, a Rede L&C arrendou a programação da Musical para a Gênesis Comunicação e Publicidade, ligada à Igreja do Evangelho Quadrangular, esta que dividiu o negócio com outras duas denominações religiosas: a Comunidade da Graça (de São Bernardo do Campo) e a Assembleia de Deus (Ministério do Bom Retiro).
Com a nova fase, o nome “Rádio Musical” foi mantido, mas agora com o slogan “A Rádio da Unidade Cristã”. A programação foi apresentada como uma proposta de promoção da música gospel, aberta a diferentes ministérios, sem vinculação exclusiva a uma denominação.
A mudança gerou forte reação dos ouvintes da Musical, que fizeram a campanha "Movimento dos Sem Rádio", pedindo a volta da programação MPB. A Rede L&C acabou criando uma versão on-line da Musical FM, algo que minimizou a perda da emissora no dial. Paralelamente, a então Nova FM aproveitou o espaço deixado no mercado e adotou uma programação integralmente voltada à MPB, posteriormente passando a ser conhecida como Nova Brasil FM.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o proprietário Luiz Casali justificou que o arrendamento da Musical FM seria transitório, “até a gente pegar um fôlego”. Na prática, esse fôlego não veio e a emissora seguiu com o arrendamento por décadas, apenas trocando as igrejas que alugavam o espaço, mas mantendo o mesmo estilo evangélico na programação.
Luiz Casali e Carlos Colesanti permaneceram como sócio-proprietários da Musical FM por todos esses anos. Após o falecimento de Colesanti em julho de 2024, Casali e a família de seu sócio resolveram vender a emissora, algo que se desenrolou durante os meses seguintes.
Compra e transição
A Rádio Musical FM foi adquirida por Antônio Camarotti, CEO da Revista Forbes Brasil, que, no dia 6 de fevereiro de 2025, deu início a uma fase de transição, encerrando definitivamente o longo período em que esteve associada a uma programação de caráter religioso. A emissora passou a adotar uma grade musical alinhada ao segmento adulto-contemporâneo, ainda mantendo, naquele momento, a identificação "Musical FM" como marca no dial paulistano.
Esse estágio intermediário permaneceu até novembro de 2025, quando a estação deu mais um passo no reposicionamento ao abandonar sua denominação histórica. A partir de então, passou a se identificar apenas pela frequência FM 105,7, reforçando o caráter provisório da operação e sinalizando a chegada de um novo projeto radiofônico. A divulgação nas redes sociais foi intensa.
Já em janeiro, o nome Forbes Radio começou a ser introduzido gradualmente ao público por meio de chamadas no ar e seguindo com postagens nas redes sociais. As ações de expectativa se intensificaram ao longo das semanas seguintes e culminaram, nesta semana, com a confirmação da estreia oficial da emissora, marcada para 7 de fevereiro — há exatos 366 dias do início da fase de transição da 105,7 MHz para um novo projeto de rádio em São Paulo.
Por Maurício Viel. Jornalista, escritor e historiador do rádio e da TV.


Ótimo texto sobre a Forbes FM.Eu já sabia sobre a antiga Musical FM
ResponderExcluirpela Wikipedia-mas,este site foi muito além e publicou tudo sobre a
trajetória dos 105.7 de SP.Gratos!
A proposta do São Paulo Broadcast é justamente essa de dar notícias com ênfase na história das emissoras. Obrigado por nos prestigiar!
ExcluirMuito bom, excelente matéria.
ResponderExcluirSucesso para a Forbes, por enquanto a programação está ótima.
Sucesso a Forbes FM , mercado pauçista que está bem saturado , mas novidades são bem vindas .
ResponderExcluirMercado paulista,corrigindo.
Excluir