Veja as últimas novidades da TV aberta em São Paulo
A televisão aberta de São Paulo segue passando por movimentações técnicas e de programação. Confira os principais destaques recentes do line-up da TV digital paulistana:
CNT Multi estreia no 27.2
No dia 7 de janeiro entrou no ar o canal CNT Multi, sintonizado no virtual 27.2. O novo subcanal apresenta a programação da TV Templo, conteúdo gerado pela Igreja Universal do Reino de Deus, que também é responsável pela locação do canal principal da CNT, a IURD TV (27.1). A iniciativa amplia a presença da TV Templo, que também é transmitida em São Paulo pelo canal 10.1.
Para cumprir a obrigatoriedade diária de programas noticiosos, a CNT criou um bloco de notícias exclusivo para o subcanal 27.2.
RCN deixa o canal 36.3
A RCN – Rede Cristo para as Nações, voltada ao segmento religioso, deixou de ser exibida no 36.3, subcanal que integrava o multiplex da Rede Mais Família. Não foi revelado o motivo da saída da emissora, no entanto, a programação da RCN vem sendo veiculada em alguns horários da Rede Mais Família.
Canal virtual 51.1
O canal 51 UHF, que retransmite a Rede Boas Novas, promoveu uma nova alteração em seu canal virtual, no dia 7 de janeiro, deixando o 19.1 e retornando à sua posição original, o 51.1. Não houve manifestação oficial da emissora, mas é provável que a mudança tenha ocorrido pelo fato de que a TV Diário de Mogi das Cruzes, afiliada da Rede Globo, também usa o canal virtual 19.1. Como há uma grande área da Região Metropolitana de São Paulo em que é possível sintonizar a TV Diário e a Rede Boas Novas, havia o problema de duplicidade do canal virtual.
A Rede Boas Novas está vinculada à Igreja Assembleia de Deus e é presidida pelo pastor Samuel Câmara. Ele foi o responsável pela aquisição da emissora em 1993, quando liderava a Assembleia de Deus no Amazonas, onde fica a geradora da rede.
O canal 51 digital de São Paulo foi concedido à Fundação Boas Novas, mas recentemente, por meio de um acordo, passou a ser controlado pelo empresário e apresentador Rinaldi Faria. A programação da Boas Novas está sendo mantida temporariamente no canal virtual 51.1 e sua operação principal passou a ser vista no subcanal 36.2 da multiprogramação da Rede Mais Família, propriedade de Rinaldi Faria.
Em 2025, foi promovido um upgrade no sistema de transmissão do canal 51, instalando sua antena e transmissor em um local de melhor posicionamento — a torre da TV Gazeta, na Avenida Paulista.
Jovem Pan News no canal 51
De acordo com informações veiculadas pela imprensa e também aqui no blog São Paulo Broadcast, estava prevista a estreia da Jovem Pan News no canal 19.1 em 7 de janeiro. Contudo, a entrada no ar foi suspensa pelo Grupo Jovem Pan na noite anterior. O sinal também seria transmitido em Campinas (SP) e em Santa Inês (MA).
Ainda segundo a imprensa, o contrato com a Jovem Pan previa a utilização do principal canal do empresário Rinaldi Faria em São Paulo, o 36 UHF, por meio do qual é transmitida a Rede Mais Família.
Uma nota publicada pelo jornal O Dia informou que o entendimento estabelecia que o canal virtual do 36 UHF fosse alterado de 36.1 para 19.1 ao passar a retransmitir a Jovem Pan News. Paralelamente, o canal 51 UHF, que até então utilizava o virtual 19.1, retornaria ao virtual 51.1, possivelmente passando a retransmitir a Rede Mais Família.
No entanto, segundo esta versão dos fatos, e por razões não esclarecidas, a Jovem Pan teria sido informada, na véspera da estreia, de que o canal destinado à transmissão não seria o 36 UHF. Segundo apuração da coluna Canal D, do Jornal O Dia, Rinaldi planejava exibir a programação da Jovem Pan no canal 51 UHF (19.1), que opera com baixa potência.
O Grupo Jovem Pan apenas se limitou a informar que "estamos fazendo os últimos testes e novos ajustes para garantir a qualidade que você já conhece".
O blog São Paulo Broadcast apurou que, caso a Jovem Pan News confirme uma nova data de estreia na TV aberta de São Paulo, é possível que ela realmente aconteça por meio do canal 51 UHF, mas usando o canal virtual 51.1, que já foi alterado nesta semana, como informado acima, provavelmente para não conflitar com a TV Diário de Mogi das Cruzes.
No Ministério das Comunicações tramita processo de autorização para aumento da potência do canal 51.
O mercado agora aguarda por novos desdobramentos e por confirmações sobre essas informações.
O blog São Paulo Broadcast estará sempre se atualizando sobre o caso.

E a Ex-Musical FM?Vai virar Forbes FM,mesmo?Essa frequência 105.7 tá igual aos
ResponderExcluir103.7,no bom sentido.Virou a Placa de Igreja FM,pelo jeito.
Vai. Já estão rodando chamadas de expectativa a cada hora.
Excluir