Rádio Record confirma estreia no FM 77,1 MHz em dezembro

Emissora mais antiga em atividade em São Paulo prepara migração definitiva para o FM e  já planeja desligar o AM 1000 KHz

A Rádio Record passou a anunciar, durante sua programação, que ativará o sinal em FM 77,1 MHz no mês de dezembro. A informação vem sendo divulgada pelos próprios apresentadores da casa, reforçando a proximidade da estreia no dial estendido.

Com 97 anos de história, a emissora é a mais antiga de São Paulo ainda em operação. Nos últimos meses, tem intensificado as chamadas institucionais sobre a futura migração, além de inserções ao vivo com orientações aos ouvintes.

Desligamento da AM 1000 KHz

Durante a transmissão desta terça-feira (18), o locutor Léo Miranda informou que a Rádio Record já encerrará suas operações em AM 1000 KHz em janeiro de 2026, mantendo  por cerca de um mês o sistema "simulcast" com os dois sinais para dar uma última chance de adaptação à audiência.

A emissora também tem orientado os ouvintes sobre a necessidade de receptores compatíveis com o FM estendido:

“Para ouvir a Record no FM, seu rádio precisa iniciar na frequência de 76,1 MHz, não mais em 87,5, como nos rádios antigos”, reforçou o locutor.

Transmissão em FM

A futura estação migrante operará a partir da torre da TV Record, localizada na Avenida Paulista. Com Classe E2, o projeto técnico da FM 77,1 MHz prevê 45 kW de potência no transmissor e uma potência efetiva irradiada (ERP) de 181 kW, colocando a Record entre as emissoras mais potentes de São Paulo.

Programação

A programação da Record AM 1000 KHz é controlada pela Igreja Universal do Reino de Deus, mesclando programação musical popular, entretenimento e conteúdo religioso. Entre os destaques está o programa “Manhã Record No Ar”, apresentado por Léo Miranda.

A chegada da emissora ao FM — especialmente com um dos sinais mais potentes do dial — levanta questionamentos sobre o futuro da programação. A Record apostará em um projeto mais competitivo, alinhado às rádios de variedades e jornalismo? Ou manterá o formato atual, consolidado ao longo das últimas décadas?

A história da emissora remonta a 1928, quando foi criada  no centro de São Paulo por Álvaro Liberato de Macedo, proprietário da Casa Record, especializada na venda de discos, vitrolas e aparelhos de rádio. Em 1931, foi adquirida por Paulo Machado de Carvalho e mais dois sócios, tornando-se uma das rádios mais influentes do país. Já em 1990, a Rádio e TV Record foram vendidas para a Igreja Universal do Reino de Deus, atual controladora.

Comentários

  1. Muito ótimo está mudança antigamente tinha rádio Record FM com músicas clássicos Black! Também foi vendida hoje e a nova FM programação MPB !

    ResponderExcluir
  2. Dicerto esqueceram dos ouvintes de todo o interior do Brasil Q ouvem a noite a esse pra mim não e modernismo e abandono de ouvinte de pois perde audiência e não sabe porque

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: Como foi a migração de cada emissora AM em São Paulo e quais estão se preparando?

Super Rádio AM 1150 encerra transmissões no próximo dia 15

Confirmado: Parceria CNN–Transamérica foi realmente rompida após saída de executivo