Rádio da Cidade encerra as transmissões em AM 1520 KHz após 78 anos no ar

Medida marca o fim de tradicional estação de Mogi das Cruzes, que agora opera exclusivamente em FM 83,9

A Rádio Da Cidade desligou recentemente seu transmissor em AM 1520 KHz, sediado em Mogi das Cruzes, encerrando um ciclo de 78 anos de operação ininterrupta da emissora. A medida faz parte do processo de migração do AM para o FM no Brasil, que vem caracterizando o esvaziamento gradual da faixa de Ondas Médias.

A emissora vinha operando em sistema de “simulcast” com sua migrante em FM 83,9 MHz, que entrou em operação no dia 15 de julho de 2024, irradiada a partir da Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes.

A transmissão em AM 1520 vinha sendo mantida a partir do histórico terreno da Vila Mogilar, onde a estação opera desde a década de 1940.

A emissora não divulgou qualquer comunicado oficial sobre o fim das transmissões. Agora, a Rede Mundial de Comunicações não conta mais com emissoras de AM em operação.

Uma trajetória marcada por mudanças e reinvenções

Fundada em 1947 pela família Sales de Oliveira, a emissora nasceu como Rádio Marabá, a primeira estação de Mogi das Cruzes. Seu nome fazia referência direta ao local onde foi instalada: a Ilha Marabá, cercada pelas águas do Rio Tietê. Ali, a rádio se destacava com programas de calouros, radionovelas e jornalismo de forte presença local — um retrato típico da era de ouro do rádio paulista. No período inicial, os funcionários da rádio precisavam atravessar o rio com um barco para chegar ao prédio da emissora.

Já nos anos 1960, a Marabá foi adquirida por um grupo de empresários liderado por Tirreno Da San Biagio, que posteriormente assumiu o controle total. No final dos anos 1970, Tirreno rebatizou a emissora como Rádio Diário de Mogi, alinhando-a ao jornal de sua propriedade.

A década de 2000 marcou uma nova virada: a AM 1520 foi vendida ao Grupo CBS, que já controlava mais de uma dezena de emissoras no estado. A partir disso, com estúdios na Avenida Paulista, a tradicional AM 1520 passou por uma sequência de novos projetos e nomes, como Rádio Iguatemi, Rádio News, Rádio Da Cidade, Rádio Apolo (entre 2024 e início de 2025) e, mais uma vez, Rádio Da Cidade, com programação composta por músicas populares.

Fim da AM 1520: o adeus à primeira emissora de Mogi

O encerramento das transmissões em AM 1520 KHz representa um marco simbólico para Mogi das Cruzes. A antena da emissora — instalada ao lado da antiga Ilha Marabá e que atravessou diferentes fases do rádio brasileiro — foi desligada após mais de sete décadas de operação, um dos mais antigos sinais que ainda estavam ativos na Região Metropolitana de São Paulo.

Com o desligamento, a marca Rádio Da Cidade passa a ser transmitida para Mogi e região apenas pela migrante de FM 83,9 MHz. A emissora também transmite em FM 99,1 MHz a partir do município de Itapevi, na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Também está disponível na internet, nas plataformas digitais.

Agora, no âmbito das Ondas Médias, a cidade de Mogi das Cruzes conta apenas com sinal da Rádio Metropolitana AM 1070 KHz, do Grupo Sanzone, que ainda não iniciou seu processo de migração.

Sequência de desligamentos

Desde setembro de 2025, a Região Metropolitana de São Paulo vem sendo palco de uma sequência de desligamentos de estações de AM, em Ondas Médias.

Neste período, cinco emissoras já foram desligadas e está previsto que que, até janeiro de 2026, mais duas encerrem suas operações, permanecendo apenas no FM.

Desde setembro, concluíram seus processos migratórios a Super Rede Boa Vontade de Rádio (1260 KHz), Rádio Canção Nova (780 KHz), Super Rádio (1150 KHz), Rádio Iguatemi (1330 KHz) e agora a Rádio Da Cidade (1520 KHz).

No dia 31 de dezembro, será a vez da Rádio Boa Nova (1450 KHz) encerrar suas transmissões em AM, mantendo-se apenas no FM. Em janeiro, está previsto o desligamento do sinal histórico da Rádio Record (1000 KHz), cuja ativação do canal migrante, em FM 77,1, vai ocorrer ainda em dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: Como foi a migração de cada emissora AM em São Paulo e quais estão se preparando?

Rádio Record confirma estreia no FM 77,1 MHz em dezembro

Confirmado: Parceria CNN–Transamérica foi realmente rompida após saída de executivo